Regulamento da 6ª Feira de Tecnologia

Regulamento da 6ª Feira de Tecnologia

1. Regras Gerais

1.1 Para a participação na 6ª Feira de Tecnologia, que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de Abril de 2017, nas dependências do Campus Camaquã, serão aceitos projetos cujos autores sejam alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental, Médio ou Superior de qualquer instituição pública ou privada exceto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Camaquã.

1.2 Os trabalhos deverão ser realizados por grupos de trabalho, compostos por, no mínimo, 2 e no máximo 6 componentes.

1.3 O projeto deverá ser orientado, em todo o seu processo, por um professor da instituição de origem, podendo haver coorientação de professores de outras instituições, desde que devidamente autorizada e formalizada perante a Comissão Organizadora e pelo Professor Orientador.

1.4 O tema do projeto poderá ser escolhido pelo grupo de trabalho ou pelo professor orientador.

1.5 Na construção do projeto, deverão ocorrer reuniões do grupo de trabalho com seu orientador, devidamente registradas por meio do diário de bordo, a ser elaborado pelos estudantes. Estes registros poderão servir como critério de avaliação dos trabalhos 6ª Feira de Tecnologia.

1.6 Os projetos poderão ser inscritos em quatro grandes áreas: Ciências exatas e da terra; Engenharias; Ciências biológicas, Saúde e Ambiente; Ciências humanas, Artes e Linguagens.

1.7 As inscrições serão gratuitas e realizadas exclusivamente através do site do evento, (http://feira.camaqua.ifsul.edu.br/), no período de 20 de março a 03 de abril de 2017.

1.8 Possíveis dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail feira@camaqua.ifsul.edu.br

2. Inscrição

2.1 Para a inscrição na 6ª Feira de Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Camaquã, os participantes deverão preencher os formulários de cadastro nas modalidades “Cadastro de Trabalhos” e “Cadastro de Ouvinte”.

2.2 Para o cadastro de trabalhos, o grupo de trabalho, com seu orientador, deverá elaborar um resumo simples e preencher, no site do evento, o formulário, informando os dados de os dados de Autores, Coautores, Orientadores, Resumo do Projeto, Nome e Telefone de Cotato do Projeto. Para cada autor, coautor, Orientador e Coorientador, deverá ser informado também o endereço para correspondência, e-mail, e instituição a qual pertence.

2.3 Após o envio da inscrição, o autor poderá, através de login e senha, fazer alterações das informações do cadastro até o dia 11 de Abril, data de início do evento. Após esta data não serão aceitas quaisquer alterações.

2.4 Para o cadastro de ouvinte, poderão se inscrever aqueles participantes que tenham interesse em participar das palestras, oficinas e atividades disponíveis na programação do evento.

2.5 Para participação como ouvinte não é necessário ter trabalho cadastrado.

2.6 Para o cadastro de ouvinte, o participante deverá preencher, no site do evento, o formulário informando os seus dados: Nome, Telefone, endereço para correspondência, e-mail, e instituição a qual pertence.

3. Apresentação dos trabalhos

3.1 A apresentação dos trabalhos da 6º Mostra de Tecnologia do Campus Camaquã será realizada na forma de porster com defesa oral de até 10 min.

3.2 Cada autor de trabalho será responsável pela elaboração e impressão de um pôster sobre o seu trabalho, no tamanho de 90 cm de altura por 60 cm de largura, que contemple pelo menos os itens: Autores, Orientador (es), Título, Área do Conhecimento, Objetivo, Justificativa, Metodologia, Resultados (ou resultados esperados), Conclusão e Referências Bibliográficas.

3.3 O pôster deve ser afixado no local indicado pela organização e deve permanecer durante todo o tempo de evento; A avaliação do trabalho será feita por no mínimo dois avaliadores, selecionados previamente pela comissão científica e que farão a avaliação no dia 12 de Abril de 2017.

3.3.1 É de inteira responsabilidade do grupo, junto com o seu orientador, o conteúdo do pôster bem como o cuidado durante a 5ª Feira de Tecnologia

3.3.2 No final da 5ª Feira de Tecnologia os pôsteres deverão ser retirados pelos seus grupos e poderão permanecer com o grupo.

4. Critérios de avaliação

4.1 Os projetos participantes da 6ª Feira de Tecnologia serão avaliados por uma banca de servidores do IFSul, Campus Camaquã, composta por dois mebros docentes, em que serão considerados os seguintes critérios para sua avaliação:

  • Título de acordo com o trabalho
  • Objetivos
  • Metodologia
  • Resultados esperados, parciais ou finais
  • Conclusões e/ou considerações finais
  • Referências
  • Existência de multidisciplinaridade e/ou interdisciplinaridade
  • Diário do bordo ou registro
  • Viabilidade do projeto
  • Domínio do assunto e clareza na comunicação
  • Relevância do trabalho para a sociedade
  • Defesa do projeto (apresentação oral: 5 minutos + 5 minutos de questionamento)

4.2 Ficha de avaliação utilizada pela banca:

4.3 Critérios de desempate:

1º - Maior nota no item "Domínio do Assunto"

2º - Maior nota no item "Relevância do trabalho para a sociedade"

3º - Maior nota no item "Metodologia"

4º - Maior nota no item “Viabilidade de execução do projeto"

5º - Maior nota no item “Existência de Multidisciplinaridade e/ou Interdisciplinaridade”

6º - Maior nota no item “Conclusões e/ou considerações finais”

5. Premiação

5.1 Os resultados finais serão divulgados no dia 17 de novembro em horário a ser divulgado na programaçao do evento, que inclui a premiação com Troféu e medalhas, para os 3 primeiros lugares de cada uma das 4 áreas do conhecimento e posteriormente no site do IFSul Campus Camaquã para ampla divulgação.

1º lugar engenharias

2º lugar engenharias

3º lugar engenharias

1º lugar ciências biológicas, saúde e ambiente

2º lugar ciências biológicas, saúde e ambiente

3º lugar ciências biológicas, saúde e ambiente

1º lugar ciências exatas e da terra

2º lugar ciências exatas e da terra

3º lugar ciências exatas e da terra

1º lugar ciências humanas, artes e linguagens

2º lugar ciências humanas, artes e linguagens

3º lugar ciências humanas, artes e linguagens

5.2 Serão premiados um trabalho de cada uma das quatro áreas como destaque.

Parágrafo único: a inscrição do trabalho inclui a aceitação das normas e critérios, incluindo os de avaliação, que serão obrigatoriamente levados em conta pelos avaliadores ao avaliarem os trabalhos, de forma que é vedada qualquer tipo de reclamação ou reivindicação em relação as notas recebidas. Situações relacionadas a troca de avaliador por ausência ou outro motivo urgente serão solucionadas pela comissão científica, levando-se em consideração critérios éticos, morais, de impessoalidade e de justiça.

6. Certificação

6.1. Os certificados de participação e de premiação estarão disponíveis em data oportuna podendo ser solicitado pelo e-mail feira@camaqua.ifsul.edu.br.

7. Casos omissos

7.1 Os casos omissos deste regulamento serão avaliados pela Comissão Organizadora do evento.

Camaquã, março de 2017.

Gabriel Rockenbach de Almeida

Coordenador da 6ª Feira de Tecnologia e 7ª Mostra de Ciências Exatas e Suas Interfaces

Voltar